913004662 (custo da chamada para a rede fixa nacional)

alvalade@quasequase.pt

A receita do nosso extracto de baunilha

2023-03-22

Usamos extracto de baunilha caseiro na nossa nova receita de Brownie saudável. O nosso brownie só tem cacau puro, courgette (para ficar húmido e cheio de fibra e vitaminas), açúcar de coco, farinha de sementes de girassol e este extracto de baunilha que deixámos a macerar durante meses!
 
O extracto de baunilha natural é muito caro porque a baunilha nasce de uma orquídea que tem que ser polinizada à mão, o que encarece o produto final. Mas qualquer pessoa pode fazer o extracto de baunilha em casa e reduzir imenso o custo.
 
Querem a receita?
 
  • 6 vagens de baunilha cortadas ao comprido e depois em pedaços de uns 4cm
  • 250ml de uma solução espirituosa (gostamos de usar metade vodka e metade rum por terem um sabor suave, mas pode ser aguardente, whisky, etc.)
Colocar tudo numa garrafinha com tampa e deixar a garrafa num sítio onde se possa agitar de vez em quando (nós gostamos de deixar a garrafa na despensa. Cada vez que vamos à despensa, damos uma agitadela).
Aguardar pelo menos 2 meses, mas quanto mais tempo, melhor. O teor alcoólico evapora e fica só o aroma maravilhoso da baunilha.
 
Quando estiver pronto, usar a quantidade normal indicada nas receitas que pedem extracto de baunilha.
 
Mais uma dica: podem fazer mais quantidade e, quando voltar o Natal, terão garrafinhas com um líquido precioso para oferecer. Enjoy!

Tags:

« Voltar

caldinho de ossos

comida ao domícilio

comida em casa

comida para fora

refeições saudáveis

comida saudavel

marmitas saudaveis

receitas saudaveis