913004662 (custo da chamada para a rede fixa nacional)

alvalade@quasequase.pt

Porque usamos tanta fibra?

2023-03-22

A fibra que vamos buscar aos vegetais e leguminosas desempenha inúmeras funções que nos trazem benefícios.
As fibras prolongam o tempo que o corpo demora a fazer a digestão, o que faz com que nos sintamos saciados durante mais tempo. Como? Porque as fibras "entopem" literalmente o ralo (salvo seja...) - como precisam de processos mais complexos para serem digeridas, ficam a "empatar" tudo o que estiver para trás (ou seja, atrasam tudo o que comermos a seguir), daí a digestão ser mais demorada.

 
Mas, não é só...
As fibras também cobrem tudo o que formos comendo, envolvendo o resto da comida com uma papa fibrosa que também contribui para essa digestão mais lenta (atenção que esta "lentidão" não é a mesma que intestino lento, chamamos-lhe mais lenta porque é, de facto, mais vagarosa quando comparada com uma refeição sem fibras).
 
E porque é que o facto de os alimentos estarem envolvidos nesta papa fibrosa é bom? Porque, mais uma vez, dificultamos o acesso rápido aos açúcares simples, fazendo com que os mesmos sejam digeridos mais lentamente. Isto faz com que os níveis de açúcar no sangue fiquem mais estáveis (o que, por sua vez, também contribui para uma sensação de saciedade e para reduzir o apetite exagerado por coisas doces).
 
É por isto e muito mais que enchemos as nossas receitas de fibra sempre que podemos. Exemplos? Usamos muita courgette no nosso Brownie saudável para ele ficar molhadinho (e apesar de 34% do brownie ser courgette, esta nem se nota porque fica disfarçada com o cacau biológico), usamos arroz integral no Arroz de pato em vez de arroz branco, usamos feijão mung na Sopa rica de peixe em vez de farinha para tornar o caldo cremoso e muito mais nutritivo, e usamos fibras sempre que podemos para aumentar o lado saudável do nosso menu.

More time for good times.

Tags:

« Voltar

caldinho de ossos

comida ao domícilio

comida em casa

comida para fora

refeições saudáveis

comida saudavel

marmitas saudaveis

receitas saudaveis